Essa é uma dúvida que todos os iniciantes tem.
Basta entrar em uma loja de instrumentos e logo você verá a quantidade de violões de diferentes tamanhos e modelos.
Escolher um violão pode ser desafiador, principalmente se você nunca tocou violão antes. Por isso,  preparamos esse super artigo para te ajudar a escolher o melhor violão para começar.
Essa é sem dúvida a primeira decisão que você tomar ao escolher um violão.
Se você é iniciante, os seus dedos ainda não estão acostumados com o violão. Você pode sentir algumas dores na ponta dos dedos ao fazer os primeiros acordes e as primeiras progressões, o que é super normal.
Por isso, as cordas de nylon são as mais recomendadas para quem está começando, por serem mais macias e leves. Isso é bom, pois fica mais fácil de apertar as cordas para quem está aprendendo do zero.
Por outro lado, muitas pessoas preferem o som nítido e brilhante das cordas de aço e já começam com elas de cara. As cordas de aço também podem ficar mais leves, desde que o violão esteja bem regulado.
No final das contas, essa uma escolha pessoal e depende do tipo de música que você quer tocar. A verdade é que seus dedos vão ter se acostumar ao violão independente do tipo de corda que você escolher.
Confira abaixo os modelos mais populares de violões disponíveis no mercado e as diferenças entre cada um deles.
Clássico
É sem dúvida o violão mais vendido do mundo. Por ter cordas de nylon e timbre aveludado é muito usado no Samba, MPB e também é o preferido dos iniciantes.

Folk

Tem um timbre mais encorpado, ideal para bases. Por ter cordas de aço tem um timbre mais vivo e estridente. Muito usado na música sertaneja, pop e rock.

Jumbo

Tem um corpo maior e por esse motivo tem um som mais encorpado que o Folk. É conhecido por sua versatilidade e robustez.
Uma pessoa que está começando agora não precisa investir muito dinheiro no seu primeiro instrumento. Um preço mais em conta não significa má qualidade. Há violões que tem um valor mais acessível e mesmo assim é bem construído e bem confortável.
Quando você estiver em uma nível mais avançado será possível perceber algumas questões técnicas e assim vai poder comprar um violão mais caro com mais segurança.
Você vai tocar em algum local público ou algo do tipo? Então o violão ideal pra você seria um violão eletro-acustico .
Por ser meio termo entre o violão acústico e o elétrico, ele pode ser conectado a um amplificador e dessa forma todos vão poder ouvir o seu som. Quando não está conectado, funciona como um violão acústico comum.
A última e a mais importante das dicas é que independente do violão que você escolher, você deve escolher um que produza o som que você quer e ao mesmo tempo seja confortável de se tocar.
Espero que essas dicas te ajudem nesse escolha importante.  Afinal, escolher um violão é uma escolha pessoal, mas com a imensa variedade de violões disponíveis no mercado não percebemos que as vezes pequenos detalhes é que fazem a diferença.

Espero que tenha gostado dessa dica.
Um forte abraço.

Fernando Marques