Estudo comprova associação entre aprender a cantar e a tocar
instrumentos com processo de alfabetização
Pode ser no carro, na sala de aula ou na festa de aniversário.
Ouvir música com as crianças é sempre uma delícia, certo? O contato precoce com
este tipo de arte ainda é capaz de beneficiar o aprendizado do seu filho.
Cantar e tocar instrumentos faz com que ele estimule áreas neuronais que serão
trabalhadas futuramente em outras funções – como nos cálculos matemáticos ou na
leitura de textos.
Tudo começa na fase de musicalização: de forma lúdica, sem ainda
formalizar conhecimentos, a criança desenvolve a percepção auditiva. “Ela é
capaz de distinguir um som agudo de um som grave. Se ouvir uma valsa e, em
seguida, uma marcha, perceberá também a mudança de ritmo”, explica Margarete
Kischi Diniz, coordenadora de música do Colégio Porto Seguro, na unidade
Morumbi (SP). Essa percepção só é possível porque há um estímulo na região
cerebral denominada córtex auditivo. Além disso, ouvir uma canção trabalha a
coordenação motora, já que seu filho sentirá o ritmo e o reproduzirá com
movimentos corporais – aqueles passos de dança que encantam a família.
Academia Americana de Pediatria recomenda a leitura para bebês desde o
nascimento
Aos 6 anos, em geral, a escola passa a formalizar o ensino musical,
apresentando técnicas para tocar instrumentos, notas musicais e partituras. E é
justamente esse tipo de conhecimento que auxiliará o processo de alfabetização
da criança. “Os princípios de aprender uma canção e de ler um texto são muito
parecidos. É a transformação da língua falada em símbolos que precisam ser
decodificados”, esclarece Antonio Carlos de Farias, neurologista do Hospital
Pequeno Príncipe (PR). Compare: a partitura passa a ser o símbolo que traduz o
som ouvido. A palavra escrita segue a mesma lógica, já que é uma representação
no papel do que é ouvido nas conversas.
Essa relação foi também comprovada por um estudo recente organizado pela
Northwestern University, nos Estados Unidos. Crianças de 9 a 10 anos foram
divididas em dois grupos: o primeiro teve lições de música por dois anos e o
segundo, nenhum contato escolar com a disciplina. Após o período, os cientistas
descobriram que aquelas que aprenderam a cantar e a tocar instrumentos tiveram
melhor desempenho em leitura e em escrita. Elas conseguiam distinguir sons com
mais facilidade que as demais e não tinham dificuldade de concentração em
ambientes agitados.
Além disso, a música é um excelente incentivo à linguagem, por auxiliar
na aquisição de vocabulário. Até a interpretação de texto é beneficiada pelo
contato com as canções. “A memória operacional se desenvolve e faz com que a
criança escute uma música e preste atenção ao que está sendo cantado. Ela
consegue absorver a mensagem e o sentimento transmitido. Esse mesmo processo é
encontrado ao ler um livro, que exige a concentração para dar significado à
história”, explica o neurologista. Acredite: até o aprendizado de matemática é
auxiliado, considerando que os números são símbolos, assim como as notas
musicais.
De acordo com a lei nº 11.769, de 2008, a música deve ser conteúdo
obrigatório na Educação Básica de todas as escolas brasileiras. O objetivo da
exigência não é formar músicos, e sim desenvolver a sensibilidade e a
integração dos alunos. Mas atenção: você também deve estimular o contato de seu
filho com a música em casa.
Se a criança perceber que os pais valorizam este tipo de arte, também
tenderão a apreciá-lo. Não adianta apresentar uma canção de forma artificial –
a introdução precisa ser lúdica. Presenteá-la com um tamborzinho ou dançar
junto com ela, são formas criativas de iniciar o contato.
É importante que você tome certos cuidados: não coloque o som em um
volume muito alto, já que a audição da criança ainda não está totalmente
amadurecida. E coloque um ritmo compatível à faixa etária – um bebê preferirá
algo calmo, como música clássica. O rock pesado pode esperar um pouquinho,
certo?
Aproveite o momento de escutar música em família para enriquecer o
repertório cultural do seu filho. Apresente a ele tanto compositores nacionais
como internacionais, para que, aos poucos, ele desenvolva uma preferência
pessoal. E mais: que tal, a cada faixa, contextualizar a obra? Diga em que
época a canção foi criada, em que país ela se originou, como são os costumes
daquele local. Será uma brincadeira divertida – e os resultados serão para a
vida toda!