Em novembro de 1900, um italiano de nome Traquillo Giannini, residente no Brasil, resolveu criar uma fábrica de instrumentos musicais.
Apesar do Brasil estar vivendo um período cheio de esperanças e transformações, a ideia de Giannini, luthier a muitos anos, foi um tanto inusitada para a época. Mas a ideia foi tão boa, que surpreendeu o próprio Giannini, a pequena fábrica batizada com o sobrenome da família, cresceu muito rapidamente, a ponto de, já a partir dos anos 30, iniciar a produção de encordoamentos para atender a demanda dos instrumentos vendidos.
A representatividade da marca chegou a tal ponto que nas décadas de 60 e 70 era difícil encontrar um músico amador ou profissional cujo instrumento Giannini não fizesse parte de sua vida. 
A fábrica Giannini ganhou mercado rápido e tornou-se referência em instrumentos acústicos. Inclusive, espelho para o surgimento de outras marcas e fábricas de instrumentos no mercado brasileiro.
Nos dias de hoje, a família Giannini continua cultivando os ensinamentos do seu patriarca. Tanto é que toda a sua produção atual de instrumentos alia a eficiente técnica artesanal de Tranquillo ao que há de mais moderno em tecnologia industrial.
A Giannini é um marca tradicional no Brasil, seus instrumentos tiveram forte participação na história da música brasileira. Enfim os violões, violas, cavaquinhos e demais instrumentos da Giannini têm muita história pra contar.