Para aprender acordes, riffs e músicas, é preciso saber o nome das notas no braço. Com um pouco de paciência e um entendimento básico de violões e teoria musical, qualquer pessoa pode saber como reconhecer facilmente as notas em um violão.


Nota: isso vale para a “afinação padrão”, a mais utilizada nos violões. Nela as cordas estão afinadas (a partir da primeira de cima) em E A D G B E (ou Mi, Lá, Ré, Sol, Si e Mi).

Aprenda as notas abertas, ou seja, as notas de cada corda quando você as toca sem pressioná-las em alguma casa. Um violão é composto de seis cordas, com a mais grave e grossa no topo e a mais fina embaixo. As cordas são contadas de baixo para cima, como ’’'E B G D A E’’'. 
As notas seguem do A ao G, na ordem alfabética. Depois de G (Sol), as notas voltam para A (Lá), mas em um tom mais alto. Conforme você desce as notas no braço (em direção ao corpo do violão) elas avançam na altura do tom. Um E, portanto, é mais alto do que um F, G e o próximo A.
·         A nota anterior é considerada ‘mais baixa’’'. Logo, um B (Si) é mais baixa que o próximo C (Dó).
·         A nota que sucede é considerada ‘mais alta’. Logo, um E (Mi) é mais alto do que o D (Ré) anterior.

Identifique as notas bemóis e sustenidas. Entre as notas maiores, há as sustenidas (representadas por # ) e as bemóis (representadas por ). Notas sustenidas são aquelas à direita de uma nota maior, como um A# para um A (Lá). As bemóis são as que estão à esquerda, logo antes de uma nota maior, como um D(Ré bemol) para um E. As notas sustenidas e bemóis são intercambiáveis, dependendo da música. Por exemplo, a nota entre um C (Dó) e um D (Ré) pode ser um C# ou D. O conjunto completo de notas se dá por:
·         A, A#, B, C, C#, D, D#, E, F, F#, G, G#
·         Note que não há E# or B# (ou seja, as notas com “i" — Mi e Si). Tanto E quanto B não tem sustenidos e pula-se um tom entre elas. Da mesma forma, não há C♭(Dó bemol) ou F♭(Fá bemol). Se você conseguir
se lembrar dessa regra, ficará bem mais fácil memorizar as notas.

Desça uma casa e você terá descido meio tom. As casas no braço do violão são numeradas e zero indica uma nota aberta, enquanto um é a primeira casa e assim por diante. A cada uma casa, você se move em meio tom, incluindo notas sustenidas e bemóis. Para pular um tom, basta pular duas casas. Sendo assim:
·         Na primeira corda, em cima, a primeira nota (aberta) é E.
·         Na primeira casa, a nota será F. (lembre-se, não existe E#).
·         Na segunda casa, a nota será F#.
·         Na terceira casa casa, a nota será G.
·         Isso continua até o fim do braço. Se conseguir indicar a nota em cada casa corretamente, você terá outro E na 12ª casa.

Encontre todas as notas maiores da primeira corda. Isso inclui aquelas que não são sustenidas ou bemóis (A,B,C,D,E,F,G). A melhor forma de começar a aprender é partir da sexta corda (E), popularmente chamada de “Mizão”. Nela, as primeiras notas maiores estão marcadas com pontos nas casas.
·         E está na nota aberta.
·         F está na primeira casa.
·         G está na terceira casa.
·         A está na quinta casa.
·         B está na sétima casa.
·         C está na oitava casa.
·         D está na décima casa.
·         E está na 12ª casa, e o padrão se repete, conhecida como oitava.

Imagine que o violão só tem 12 casas. As casas são demarcadas pelos trastes no braço. Quando você pressiona uma corda em uma determinada casa, uma nota diferente será tocada. Porém, na 12ª casa (geralmente demarcada por dois pontos) tudo recomeça. O som dela é similar ao da corda solta. Isso quer dizer que você precisa aprender apenas as primeiras 12 casas, já que elas são idênticas no restante.
·         Na 12ª casa, por exemplo, as notas serão E B G D A E, de baixo para cima.
·         Isso ocorre porque há apenas 12 notas na música ocidental — A, A#, B, C, C#, D, D#, E, F, F#, G, G#. Após a 12ª, você volta para onde começou.

Memorize as notas da primeira corda e só depois concentre-se no resto. Comece tentando encontrar todos os Es entre o início e a 12ª casa e, então, siga para outra letra. Tentar aprender todas as notas de uma só vez é muito confuso e pouco produtivo. O melhor a fazer é dividir a tarefa em notas individuais. Há diversas teorias sobre qual é a melhor ordem, mas uma boa sugestão é para experimentar é E - G - B - F - D - A - C.
·         Toque apenas aquela única nota, usando sempre o mesmo dedo. Aumente a velocidade gradativamente até que você seja capaz de encontrar cada nota sem olhar.
·         É possível usar a primeira corda de cima para localizar praticamente qualquer nota. Ao conhecer bem as notas da corda E mais grave, há alguns truques que você pode usar para identificar outras notas.
Use as oitavas para encontrar a mesma nota, só que mais grave. As oitavas de uma nota são sua versão em diferentes tons, sejam eles mais agudos ou mais graves. Nos violões, você deve se deslocar duas cordas, depois duas casas, para ter uma oitava. Por exemplo. Comece com seu dedo na sexta corda, terceira casa. Isso é um G (Sol). Se você se deslocar para a quarta corda na quinta casa, também terá um G.
·         No entanto, há uma exceção. A segunda corda (B aberto) é meio tom mais profunda que o resto. Então, para achar uma oitava que termina na segunda corda, desça duas cordas e apenas uma casa.

Notas idênticas estão distantes por uma corda e cinco casas. Se você descer uma corda e for cinco casas para a esquerda, chegará em uma nota similar a qual você começou. Por exemplo, se você partir da quarta corda, 10ª casa, encontrará uma nota idêntica na terceira corda, quinta casa (ambas são C, ou Dó maior).
·         Você também pode fazer o caminho reverso. Uma corda mais alta e cinco casas para a direita também darão uma nota idêntica.
·         Assim como nas oitavas, a segunda casa é a única exceção. Se você estiver na segunda corda, deve se deslocar quatro casas, não cinco. Portanto, a correspondente da nota na terceira corda, quarta casa, é uma corda solta de B, sem casa

Encontre padrões no braço. Há diversos truques e padrões que podem ajudar você a encontrar notas em qualquer situação, sem muita dificuldade. Usando oitavas e combinando notas, você pode seguir os seguintes truques para encontrar notas enquanto pratica:
·         A primeira e a última corda (E) são idênticas.
·         A corda D, que é a quarta, é a mesma que E, com duas casas para baixo.
·         A corda G, que é a terceira, é como A, só que duas casas para baixo.
·         A corda B, que é a segunda, é como A, só que duas casas para cima.

Dedique de cinco a dez minutos toda vez que for praticar para identificar as notas. Por exemplo, na primeira semana, dedique-se a encontrar todos os E no violão. Pratique até que você não tenha que contar para encontrá-los. Na semana seguinte, procure todos os F. Depois de algumas semanas, você terá memorizado todas as notas.
·         Escolha um ponto do violão e se desloque para cima e para baixo nas seis cordas, tocando somente as notas E. Aumente a velocidade gradativamente até que você conheça todos os E daquela seção específica do braço.
·         Não se preocupe muito com as notas sustenidas e bemóis, pois, depois que você souber as notas maiores, será bem fácil encontrá-las.

Mas atenção::

·         Aprender todas as notas requer prática e paciência. Não há atalhos, portanto, há apenas 12 notas que você precisa reconhecer localizar, memorizar.

Um forte abraço...

 aprenda tocar violão em casa