Olá galera da CCB, hoje trago mais um artigo pra vocês, e desta vez é sobre formação de acordes, dessa vez falaremos sobre os acordes com a Quinta Alterada.
São acordes que possuem alteração em seu Quinto Grau (5º) e essa regra é aplicada a qualquer instrumento. 

Ao usar os acordes com Quinta Alterada é normal estranhar a sonoridade, pois dá uma sensação de estar tocando alguma nota errada, isso é normal devido a alteração no Quinto Grau, o ouvido ainda não está acostumado com esse tipo de sonoridade, mas com o tempo você irá se acostumar e verá que esse tipo de acorde é de influências especiais, para expressões musicais.


Os Acordes com a Quinta Alterada se divide em:

  • 5+ → Quinta Aumentada ou (Elevada, Maior e Positiva)
  • 5- →  Quinta Diminuta ou (Menor, Bemol e Diminuída)
Os Acordes com a Quinta Alterada podem ser representados por:
  • 5+, 5aug, +5# ou (#5)
    C5+, C5aug, C5# ou C(#5)
     = Dó Maior com Quinta Aumentada    
  • 5-, 5dim, 5b ou (b5)
    Cm5-, Cm5dim, Cm5b ou Cm(b5)
     = Dó Menor com Quinta Diminuta
Há uma característica que as define categoricamente.
5+ (aug) → Quinta Aumentada para Acordes Maiores.
Exemplo: Caug = Dó Maior com Quinta Aumentada
5b (dim) → Quinta Diminuta para Acordes Menores.
Exemplo: Cdim = Dó Menor com Quinta Diminuta
Muita atenção, pois somente o Quinto Grau do acorde maior ou menor foi alterado.
Veja abaixo os acordes maiores naturais com alteração no quinto grau:

No hinário 5 há um exemplo de um hino que usa acorde com QUINTA AUMENTADA, no caso é o HINO 49, onde no final de cada segundo verso usa-se o acorde com a alteração já mencionada.

Veja abaixo a ilustração do HINO 49 e repare a sílaba onde muda o acorde aumentado.
Se você quer saber as outras estrofes do HINO 49, basta adquirir o HINÁRIO 5 CIFRADO PARA VIOLÃO, clicando no botão abaixo.
 HINARIO 5 CIFRADO PARA VIOLÃO


Grande Abraço

Fernando Marques