São acordes que possuem alteração em seu Quinto Grau (5º) e essa regra é aplicada a qualquer instrumento.
Ao usar os acordes com Quinta Alterada é normal estranhar a sonoridade, pois dá uma sensação de estar tocando alguma nota errada, isso é normal devido a alteração no Quinto Grau, o ouvido ainda não está acostumado com esse tipo de sonoridade, mas com o tempo você irá se acostumar e verá que esse tipo de acorde é de influências especiais, para expressões musicais.
Os Acordes com a Quinta Alterada se divide em:
- 5+ → Quinta Aumentada ou (Elevada, Maior e Positiva)
- 5- → Quinta Diminuta ou (Menor, Bemol e Diminuída)
Os Acordes com a Quinta Alterada podem ser representados por:
- 5+, 5aug, +5# ou (#5)
C5+, C5aug, C5# ou C(#5) = Dó Maior com Quinta Aumentada
- 5-, 5dim, 5b ou (b5)
Cm5-, Cm5dim, Cm5b ou Cm(b5) = Dó Menor com Quinta Diminuta
5+ (aug) → Quinta Aumentada para Acordes Maiores.
Exemplo: Caug = Dó Maior com Quinta Aumentada
Exemplo: Caug = Dó Maior com Quinta Aumentada
5b (dim) → Quinta Diminuta para Acordes Menores.
Exemplo: Cdim = Dó Menor com Quinta Diminuta
Exemplo: Cdim = Dó Menor com Quinta Diminuta
Muita atenção, pois somente o Quinto Grau do acorde maior ou menor foi alterado.
Veja abaixo os acordes maiores naturais com alteração no quinto grau:
No hinário 5 há um exemplo de um hino que usa acorde com QUINTA AUMENTADA, no caso é o HINO 49, onde no final de cada segundo verso usa-se o acorde com a alteração já mencionada.
Veja abaixo a ilustração do HINO 49 e repare a sílaba onde muda o acorde aumentado.
Se você quer saber as outras estrofes do HINO 49, basta adquirir o HINÁRIO 5 CIFRADO PARA VIOLÃO, clicando no botão abaixo.
Grande Abraço
Fernando Marques